Tres Segredos da Oracao




Eu gostaria de convidá-lo a refletir sobre três histórias na Bíblia, que nos dão informações valiosas sobre o que acontece no mundo espiritual quando louvamos e adoramos a Deus.
 
 
DAVID E SUA MANEIRA IRREVERENTE DE ADORAÇÃO
 
Davi é reconhecido por ter feito grandes coisas como rei de Israel. No entanto, um dos seus grandes dons foi o ministério de adoração e louvor. Dizem que a maioria dos livros dos salmos foi escrita por Davi e inspirada por Deus. Davi não era um homem perfeito, longe disso, mas mesmo assim o próprio Deus o considerava como um homem segundo o seu coração. (Para Deus)
 
 
  • Atos 13:22 Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’.                            
  
O Segundo Livro de Samuel, capítulo 6 (2 Sm 6) apresenta um relato interessante do que aconteceu quando o Povo de Israel, sob Davi, trouxe a Arca da Aliança para Jerusalém:
 
 
  • 2 Sm 6 - 1 Tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil. 2 Depois levantou-se Davi, e partiu para Baal-Judá com todo o povo que tinha consigo, para trazerem dali para cima a arca de Deus, a qual é chamada pelo Nome, o nome do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins. 3 Puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. 4 Foram, pois, levando-o da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro, com a arca de Deus; e Aiô ia adiante da arca.   5 E Davi, e toda a casa de Israel, tocavam perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, saltérios, tamboris, pandeiros e címbalos.       (…)   12 Então informaram a Davi, dizendo: O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto é dele, por causa da arca de Deus. Foi, pois, Davi, e com alegria fez subir a arca de Deus, da casa de Obede-Edom para a cidade de Davi.       13 Quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, ele sacrificou um boi e um animal cevado. 14 E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho. 15 Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas.                            
 
 
David dançou e fluiu cheio do Espírito de Deus, de alegria, ele pulou em adoração a Deus, não importa o que os outros diriam. Ele não estava limitado pelo ambiente físico, mas por estar claramente adorando no espírito, seu corpo e alma não o direcionavam ou limitavam. Ele estava espiritualmente conectado com Deus e isso dominava tanto seu corpo quanto sua alma. E rompeu com os cânones culturais de alguns ao seu redor. Independentemente dos outros, David estava feliz, a alegria de estar diante de Deus excede o que nossas preocupações, costumes ou clichês podem nos impor. David fluiu na presença de Deus.
 
 
  • 2 Sm 6:16 16 Quando entrava a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi saltando e dançando diante do senhor, o desprezou no seu coraçao.                            
 
 
No entanto, sua esposa condenou-o e reivindicou-o porque ela não entendia o que estava acontecendo no mundo espiritual. Ela só viu o que o mundo físico lhe permitia ver. Seu raciocínio, sua alma julgou o que seu corpo viu. Ela não havia experimentado adorar de acordo com o Espírito. E para ela era uma loucura para o rei Davi se humilhar na frente das pessoas dançando como loucas.
 
 
  • 20 Então Davi voltou para abençoar a sua casa; e Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre um indivíduo qualquer. 21 Disse, porém, Davi a Mical: Perante o Senhor, que teu escolheu a mim de preferência a teu pai e a toda a sua casa, estabelecendo-me por chefe sobre o povo do Senhor, sobre Israel, sim, foi perante Senhor que dancei; e perante ele ainda hei de dançar   22 Também ainda mais do que isso me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado.  23 E Mical, filha de Saul não teve filhos, até o dia de sua morte.                            
 
 
O contraste é que David era considerado alguém extremamente próximo de Deus, enquanto ela permanecia infértil. O triste é que havia uma promessa de que da descendência de Davi viria o Messias, e ela perdeu essa oportunidade porque não desenvolveu seu relacionamento espiritual com Deus. Ela poderia ter feito parte do plano de salvação do mundo, mas seus equívocos a limitavam.
 
 
 

SAUL E SUA LUTA CONTRA FORÇAS ESPIRITUAIS DO MAL

Saul foi o primeiro rei de Israel. Ele teve uma grande oportunidade de manter o cetro dentro de sua família. No entanto, ele não era completamente crente e dependente de Deus, isso o afastou de Deus. E estiver fora bênção de Deus, portas abertas aos espíritos inimigos que irão influenciar e tormento em sua vida, a ponto de que sua vida terminou em meio a uma tentativa de suicídio (ver 1 Crônicas 10/1 Samuel 31)

Dizem que Saul tinha inveja de Davi. No entanto, curiosamente David através da adoração trouxe paz


  • 1 Samuel 16: 14-23 14 Ora, o Espírito do Senhor retirou-se de Saul, e o atormentava um espírito maligno da parte do Senhor.15   os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora um espírito maligno da parte de Deus te atormenta;16 dize, pois, Senhor nosso, a teus servos que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa; e quando o espírito maligno da parte do Senhor vier sobre ti, ele tocara com a sua mão, e te sentirás melhor. 17 Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo. 18 Respondeu um dos mancebos: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar bem, e é forte e destemido, homem de guerra, sisudo em palavras, e de gentil aspecto; e o Senhor é com ele. 19 Pelo que Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas. 20 Jessé, pois, tomou um jumento carregado de pão, e um odre de vinho, e um cabrito, e os enviou a Saul pela mão de Davi, seu filho. 21 Assim Davi veio e se apresentou a Saul, que se agradou muito dele e o fez seu escudeiro. 22 Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa ficar Davi ao meu serviço, pois achou graça aos meus olhos. 23 E quando o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele.                            
 
Um dos grandes benefícios da adoração é que as aflições são atenuadas. Os espíritos malignos detestam a adoração de Deus, eles não apoiam isto. Independentemente das circunstâncias, quando há verdadeira adoração, em espírito, não é garantia de que a presença de Deus é ampliada e enche o adorador de La Paz - Shalom de Deus.
 
 
 
PAULO NA CADEIRA LANÇADO POR ANGELES
 
O livro de eventos nos diz que em certa ocasião Pablo e Silas foram presos. No meio da tribulação eles cantaram hinos a Deus:
  
  • Atos 16:19-25   19 Ora, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro havia desaparecido, prenderam a Paulo e Silas, e os arrastaram para uma praça presença dos magistrados. 20 E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, estão perturbando muito a nossa cidade. 21 e pregam costumes que não nos é lícito receber nem praticar, sendo nós romanos. 22 A multidão levantou-se uma contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes os vestidos, mandaram açoitá-los com varas. 23 E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. 24 Ele, tendo recebido tal ordem, os lançou na prisão interior e lhes segurou os pés no tronco. 25 Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.

 
O resultado foi um desenvolvimento milagroso no ambiente espiritual. O plano de Deus foi liberado, os céus se abriram, o milagre aconteceu. Muitas vezes não sabemos o que orar ou como recorrer a Deus para uma solução. Uma ótima alternativa é adorar e adorar. Deus se manifesta.

Comments