Um dia nos teus átrios - Parte 1

JTodas vezes que recibo convite para pregar em uma igreja, depois de dar graças a Deus, sempre tenho uma pergunta. Que será o que Deus deseja falarmos durante a pregação? Às vezes Deus a través do Espírito Santo tem me guiado para pregar a Sua Palavra sem muita preparação. Porém, nesta ocasião desde o convite senti Deus queria dar uma mensagem especial. Tem sido um bom tempo desde a última vez que esteve no púlpito.

Poucos dias depois do convite, Deus chamou me a atenção sobre o Sermão da montanha. E em especial o verso a seguir:

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. -Mateus 5:3

Foi uma das manhãs, durante o meu tempo de devoção, antes de ir ao meu escritório. Procuro dedicar algum tempo com Deus papara começar o dia na Sua sintonia. Esse dia me perguntava, que significa ser humilde de espírito. Por quê é essa pessoa bem-aventurada? Deus me disse para investigar nesse tempo de devoção.

Na língua grega a palavra Makarios, a qual é traduzida bem-aventurado, significa contente, benedito, afortunado. Agora, que é ser humilde de espírito. Podemos imaginar que singnifica não pedir muito, não gabar-se do ser uma boa pessoa. Foi uma surpresa para mim ver que esta palavra no grego original e melhor traduzida "os mendicantes no espírito". Aqueles que espiritualmente aflitos, necessitados, sem alternativas mais do que depender de Deus. Por último, a coisa mais importante que compreendi o seguinte, o reino dos céus não és só um lugar, mais é também uma expressão do Poder de Deus.

Quando compreendi que ainda que tivermos problemas, se em nosso coração, em nosso espírito temos uma atitude dependente de Deus, teremos certeza que seremos abençoados grandementes, e mais ainda, teremos o poder de Deus ao nosso lado.

Até ontem ainda perguntava Deus, mais que preciso falar? O que é que a tua igreja precisa escutar? Continuarei contando o quê passou os dias seguintes a aquela manhã. Uma das noites da semana passada despertei pouco depois das 2:30 horas. Não és muito comum. No meu coração o Espírito claramente me disse: "o rei Davi esteve muito melhor quando caminhou pelos átrios do que quando esteve fora deles". E devo confessar que não tinha claro exatamente o que Deus queria falarmos hoje.

Deus me pôs no meu coração estudar os conflitos e problemas que teve o rei Davi. A história do Rei Davi é muito longa, nos livros de 1-2 Samuel, 1 de Reis, 1-2 de crônicas e o livro dos salmos nos dão muitos detalhes da sua vida. Dentro do povo de Israel existe grande orgulho pelo Rei Davi, não existiu nenhum outro rei como ele. 

Porém Davi, com tudo era um homem conforme ao coração de Deus (atos 13:22), sofreu muito por causa das suas decisões. O lado fraco do Davi era a sua atração pelas mulheres. Estudando para este dia, na se tem completa certeza do número de filhos e filhas que Davi teve, nem o número de mulheres com as quais ele esteve. Alguns dizem que ele teve 18 esposas, também concubinas. 

Embora Davi teve muitas mulheres, as três esposas mais conhecidas são Mical filha do rei Saul, Abigail a profetisa e Betsheba. Em um das pregações anteriores falamos que a atitude de Mical quando viu Davi adorando a Deus resultou em ser uma mulher estéril. Mais um fator comum aconteceu com estas três esposas do rei Davi: as três tiveram  esposos diferentes ao rei Davi. 

- Mical foi dada de maneira adúltera ao Paltiel filho de Layish.
- Abigail a profetisa foi viúva do Nabal, um pariente de Davi, que lutou com ele para tentar pegar de si o seu trono.
- Betsheba, que Davi pegou de maneira adúltera, e depois maquinou o assesinato do seu primeiro marido, Uriah.

Os estudiosos da lei judia, os religiosos por séculos tem tentado explicar e escusar ao rei Davi pelo seu comportamento. Porém Jesus no seu tempo clarificou aos fariseos sobre esto:

Matteus 19:3-6    3 Aproximaram-se dele alguns fariseus que o experimentavam, dizendo: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?4 Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher, 5 e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? 6 Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.

O propósito de Deus é que um homem e uma mulher sejam uma unidade. 

Gênesis 2:23-24 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.  24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.

A união de um homem e uma mulher vai além dá união física 
1 Cor 16-19 Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne.17 Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele. 18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 

À união entre um homem e uma mulher tem consequências espirituais também. As cargas espirituais são passadas em quanto homem e mulher unem-se. 

As tendências do rei Davi passaram ao seus filhos também. Salomão teve mais de mil mulheres. Mas uma outra história interessante aparece no 2 Samuel 13

1Ora, Absalão, filho de Davi, tinha uma irmã formosa, cujo nome era Tamar; e sucedeu depois de algum tempo que Amnom, filho de Davi enamorou-se dela. 2 E angustiou-se Amnom, até adoecer, por amar, sua irmã; pois era virgem, e parecia impossível a Amnom fazer coisa alguma com ela. 3 Tinha, porém, Amnom um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; e era Jonadabe homem mui sagaz. 4 Este lhe perguntou: Por que tu de dia para dia tanto emagreces, ó filho do rei? não mo dirás a mim? Então lhe respondeu Amnom: Amo a Tamar, irmã de Absalão, meu irmao. 5 Tornou-lhe Jonadabe: Deita-te na tua cama, e finge-te doente; e quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha dar-me de comer, preparando a comida diante dos meus olhos, para que eu veja e coma da sua mão. 6 Deitou-se, pois, Amnom, e fingiu-se doente. Vindo o rei visitá-lo, disse-lhe Amnom: Peço-te que minha irmã Tamar venha e prepare dois bolos diante dos meus olhos, para que eu coma da sua mão. 

     7 Mandou, então, Davi a casa, a dizer a Tamar: Vai a casa de Amnom, teu irmão, e faze-lhe alguma comida.8 Foi, pois, Tamar a casa de Amnom, seu irmão; e ele estava deitado. Ela tomou massa e, amassando-a, fez bolos e os cozeu diante dos seus olhos.9 E tomou a panela, e os tirou diante dele; porém ele recusou comer. E disse Amnom: Fazei retirar a todos da minha presença. E todos se retiraram dele.10 Então disse Amnom a Tamar: Traze a comida a câmara, para que eu coma da tua mão. E Tamar, tomando os bolos que fizera, levou-os à câmara, ao seu irmão Amnom. 11 Quando lhos chegou, para que ele comesse, Amnom pegou dela, e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irmã. 12 Ela, porém, lhe respondeu: Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura. 13 Quanto a mim, para onde levaria o meu opróbrio? E tu passarias por um dos insensatos em Israel. Rogo-te, pois, que fales ao rei, porque ele não me negará a ti.14 Todavia ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, forçou-a e se deitou com ela. 

     15 Depois sentiu Amnom grande aversão por ela, pois maior era a aversão que se sentiu por ela do que o amor que lhe tivera. E disse-lhe Amnom: Levanta-te, e vai-te. 16 Então ela lhe respondeu: Não há razão de me despedires; maior seria este mal do que o outro já me tens feito. Porém ele não lhe quis dar ouvidos, 17 mas, chamando o moço que o servia, disse-lhe: Deita fora a esta mulher, e fecha a porta após ela. 18 Ora, trazia ela uma túnica talar; porque assim se vestiam as filhas virgens dos reis. Então o criado dele a deitou fora, e fechou a porta após ela.19 Pelo que Tamar, lançando cinza sobre a cabeça, e rasgando a túnica talar que trazia, pôs as mãos sobre a cabeça, e se foi andando e clamando. 

     20 Mas Absalão, seu irmão, lhe perguntou: Esteve Amnom, teu irmão, contigo? Ora pois, minha irmã, cala-te; é teu irmão. Não se angustie o seu coração por isto. Assim ficou Tamar, desolada, em casa de Absalão, seu irmão. 21 Quando o rei Davi ouviu todas estas coisas, muito se lhe acendeu a ira. 22 Absalão, porém, não falou com Amnom, nem mal nem bem, porque odiava a Amnom por ter ele forçado a Tamar, sua irmã.

ABSALOM MURDERS AMNON

     23 Decorridos dois anos inteiros, tendo Absalão tosquiadores em Baal-Hazor, que está junto a Efraim, convidou todos os filhos do rei. 24 Foi, pois, Absalão ter com o rei, e disse: Eis que agora o teu servo faz a tosquia. Peço que o rei e os seus servos venham com o teu servo. 25 O rei, porém, respondeu a Absalão: Não, meu filho, não vamos todos, para não te sermos pesados. Absalão instou com ele; todavia ele não quis ir, mas deu-lhe a sua bençao. 26 Disse-lhe Absalão: Ao menos, deixa ir conosco Amnom, meu irmão. O rei, porém, lhe perguntou: Para que iria ele contigo? 27 Mas como Absalão instasse com o rei, este deixou ir com ele Amnom, e os demais filhos do rei. 28 Ora, Absalão deu ordem aos seus servos, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom; então matai-o. Não tenhais medo; não sou eu quem vo-lo ordenou? Esforçai-vos, e sede valentes. 29 E os servos de Absalão fizeram a Amnom como Absalão lhes havia ordenado. Então todos os filhos do rei se levantaram e, montando cada um no seu mulo, fugiram. 

     30 Enquanto eles ainda estavam em caminho, 
. 31 Então o rei se levantou e, rasgando as suas vestes, lançou-se por terra; da mesma maneira todos os seus servos que lhe assistiam rasgaram as suas vestes. 32 Mas Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi, disse-lhe: Não presuma o meu senhor que mataram todos os mancebos filhos do rei, porque só morreu Amnom; porque assim o tinha resolvido fazer Absalão, desde o dia em que ele forçou a Tamar, sua irmã. 33 Não se lhe meta, pois, agora no coração ao rei meu senhor o pensar que morreram todos os filhos do rei; porque só morreu Amnom.

ABSALOM FLEES TO GESHUR

     34 Absalão, porém, fugiu. E o mancebo que estava de guarda, levantando os olhos, orou, e eis que vinha muito povo pelo caminho por detrás dele, ao lado do monte. 35 Então disse Jonadabe ao rei: Eis aí vêm os filhos do rei; conforme a palavra de teu servo, assim sucedeu. 36 Acabando ele de falar, chegaram os filhos do rei e, levantando a sua voz, choraram; e também o rei e todos os seus servos choraram amargamente. 

     37 Absalão, porém, fugiu, e foi ter com Talmai, filho de Amiur, rei de Gesur. E Davi pranteava a seu filho todos os dias. 38 Tendo Absalão fugido para Gesur, esteve ali três anos. 39 Então o rei Davi sentiu saudades de Absalão, pois já se tinha consolado acerca da morte de Amnom.


Muitos erros  fez Davi e a sua família. Apesar dos erros do Davi, Deus lhe reconheceu com um bom homem, com um bom coração. Apesar de ter começado como uma relação adúltera, de Betsheba nascerem os descendentes que trouxeram ao nosso Senhor Jesus. 

Como veremos a próxima semana, Davi sabia da graça e do perdão de Deus. Ele tinha um espírito humilde. Por isso ele era um homem conforme ao coração de Deus. Sem importar os teus erros do passado, arrenpendete dos teus pecados e volta ao teu caminho para Deus. 


Comments